O sinal do 5G puro, o standalone (SA), será ativado nas cidades de Curitiba (PR), Salvador (BA) e Goiânia (GO) na terça-feira (16), de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Com a disponibilidade, moradores desses municípios com celulares compatíveis podem ter acesso a conexões mais rápidas e outros benefícios.

Além destas capitais, as cidades de Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP) já possuem acesso à quinta geração da internet móvel. Nelas, as estações com a tecnologia ativada operam na faixa de 3,5 GHz, que garante as melhores potencialidades do sinal.

Vale destacar que o 5G SA opera na mesma frequência utilizada pelas antenas parabólicas convencionais (Banda C). Dessa forma, quem possui o equipamento antigo em funcionamento precisa trocá-lo para evitar interferências no recebimento do sinal da TV aberta.

Pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que recebem o sinal da TV aberta nas parabólicas antigas, podem solicitar o kit gratuito de antena digital. O pedido pode ser feito no site da Siga Antenado ou no telefone 0800-729-2404, com o serviço incluindo a instalação do novo equipamento.

E as outras capitais?

Quando o 5G estará disponível em minha cidade? Depois das capitais paranaense, baiana e goiana, os municípios de Florianópolis (SC), Vitória (ES), Palmas (TO) e Rio de Janeiro (RJ) devem ser os próximos a ter o sinal ativado, até o dia 29 de agosto.

Já nas demais 15 capitais, a ativação do 5G puro deve acontecer até 28 de outubro, conforme as atualizações mais recentes do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi).

A entidade informou ainda que existe a possibilidade de antecipação do calendário de liberação do 5G, caso as ações de limpeza da faixa e mitigação de interferências aconteçam antes do previsto.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.

Membership

An active membership is required for this action, please click on the button below to view the available plans.

pt_BRPortuguese