O Spotify disse aos investidores nesta terça-feira (31) que reduzirá os gastos e trabalhará para se tornar eficiente após um ano de investimentos em tecnologia e conteúdo. O presidente-executivo, Daniel Ek, disse que o “ambiente macro” mudou drasticamente no ano passado, preparando terreno para apertar o cinto.

“Em retrospectiva, provavelmente me empolguei um pouco e investi demais em relação à incerteza que vimos se formando no mercado”, disse Ek, em teleconferência de resultados trimestrais.

O Spotify investiu pesado no seu negócio de podcast e audiolivros em 2022, com despesas operacionais crescendo duas vezes mais rápido do que a receita. Isso abriu caminho para o Spotify demitir 600 empregados neste mês e cortar outros custos.

A empresa disse esperar que as margens brutas melhorem ao longo do ano, com o maior foco na eficiência e previsões de crescimento em usuários ativos mensais. O Spotify projetou que o número de ouvintes chegará a 500 milhões no trimestre atual.

“Sempre soubemos que 2022 seria um ano de investimento e 2023 será um ano em que desaceleraríamos investimentos e, portanto, as despesas operacionais, enquanto a receita seguiria subindo”, disse o diretor financeiro, Paul Vogel, em entrevista.

As ações da empresa subiam 10% nesta tarde.

O número de usuários ativos mensais aumentou para 489 milhões no trimestre, superando a previsão do Spotify e as previsões dos analistas de 477,9 milhões, ajudados por campanhas de marketing e crescimento na Índia e na Indonésia.

Os assinantes premium, que representam a maior parte da receita, aumentaram 14%, para 205 milhões, superando as estimativas de 202,3 milhões, segundo dados IBES da Refinitiv.

O Spotify também espera que os assinantes premium atinjam 207 milhões no trimestre atual e uma receita de 3,1 bilhões de euros. 

Os analistas esperavam 202 milhões de assinantes e uma receita de € 3,05 bilhões.

No ano passado, o Spotify traçou planos para obter 1 bilhão de usuários até 2030 e atingir uma receita anual de US$ 100 bilhões. Ele também prometeu retornos de alta margem de sua dispendiosa expansão para podcasts e audiolivros.

A empresa investiu mais de UAS$ 1 bilhão na montagem de seu negócio de podcast, que hoje possui mais de 4 milhões de títulos. Mas esses investimentos atingiram as margens brutas. 

Ek disse aos investidores que espera ver melhorias à medida que o podcasting cresce e atrai mais receita de publicidade, e a empresa investe de maneira mais direcionada.

“O Spotify vai dobrar as coisas que funcionaram bem e parar de fazer as coisas que não funcionam”, disse Ek à Reuters. “Estamos muito mais focados na eficiência.”

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.

Membership

An active membership is required for this action, please click on the button below to view the available plans.

pt_BRPortuguese