A Amazon lançará seus dois primeiros protótipos de uma série de satélites ao espaço no início de 2023 usando um novo foguete da joint venture Boeing-Lockheed United Launch Alliance, disseram as empresas.

Atrasos no desenvolvimento de foguetes com a startup ABL Space Systems, que estava inicialmente pronta para lançar os dois satélites da Amazon no fim deste ano, levaram a gigante do varejo a embarcar no novo foguete Vulcan da ULA como carga secundária.

Essa missão, o voo orbital de estreia de um novo foguete que competirá com os lançadores da SpaceX, de Elon Musk, está marcada para o primeiro trimestre de 2023.

Os protótipos de satélites serão os primeiros a serem lançados como parte da rede Kuiper, da Amazon, uma constelação de 3.236 satélites em órbita baixa projetada para transmitir internet de banda larga para partes remotas do mundo.

A empresa prometeu investir 10 bilhões de dólares no projeto, com objetivo de acompanhar a crescente rede Starlink da SpaceX, que já oferece serviço de internet a milhares de clientes em dezenas de países.

A mudança da Amazon para o foguete Vulcan da ULA será um teste do parceiro antes dos 38 futuros lançamentos Vulcan que comprou da empresa de lançamento em 2021 para ajudar a implantar a maior parte de seus satélites.

A Amazon não disse quando planeja lançar os primeiros satélites operacionais.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.

Membership

An active membership is required for this action, please click on the button below to view the available plans.

pt_BRPortuguese