O iOS 17 da Apple está programado para ser lançado no próximo mês, junto com vários novos recursos brilhantes do iPhone. Não será surpreendente saber que, assim como as atualizações de software anteriores, essa do iOS 17 incluirá um aumento na sua segurança e privacidade.

Alguns dos melhores novos recursos do iOS 17 incluem Live Voicemail e NameDrop, que oferecem maneiras interessantes de usar seu iPhone.

Outras alterações do iOS 17 anunciadas pela Apple podem parecer aprimoramentos sutis, mas é porque visam tornar o iPhone fácil de usar, mantendo suas proteções. A segurança e a privacidade geralmente vêm em detrimento da funcionalidade, mas a Apple quer fechar essa lacuna.

Aqui está um resumo dos melhores novos recursos de segurança e privacidade que chegarão quando a Apple lançar sua tão esperada atualização do iPhone em setembro05.

Proteção de rastreamento de link no iOS 17

A Apple já introduziu recursos de privacidade, como o App Tracking Transparency, para ajudar a impedir que aplicativos e sites rastreiem seus passos. No iOS 17, essa proteção vai ainda mais longe, evitando que você seja rastreado por sites que adicionam informações extras em suas URLs. O processo deve ser bastante simples, com a Apple removendo os URLs de rastreamento de todos os links que você envia em mensagens e e-mail, bem como na navegação privada do Safari.

Se é bom para a privacidade, muitas vezes é ruim para os profissionais de marketing, de acordo com um executivo de tecnologia de anúncios que trabalha em estreita colaboração com a Apple, em entrevista ao site de mídia online Digiday, eles “estão felizes por não ser um provedor de análise de sites”.

Mas especialistas em privacidade e segurança gostam da ideia do recurso. A remoção dos rastreadores de link é um “passo simples, mas eficaz, para esta nova versão”, diz Jake Moore, consultor global de segurança cibernética da ESET. “Ele atinge a mensagem sem interferir na experiência do usuário e adiciona privacidade por design.”

Compartilhamento mais fácil e seguro no iOS 17

Outro novo recurso legal do iPhone no iOS 17 é o NameDrop – que funciona como o AirDrop, mas para detalhes de contato. No verdadeiro estilo da Apple, o NameDrop é seguro e privado porque você pode escolher quais informações você compartilha e o conteúdo é enviado por uma conexão criptografada.

Live Voicemail no iOS 17

Um dos melhores recursos do iOS 17, na minha opinião, é o recurso Live Voicemail, que apresenta uma transcrição em tempo real de mensagens de voz para que você possa descobrir quem está na linha e atender se decidir atender a chamada.

Quando Silence Unknown Callers está ativado, as chamadas de números desconhecidos irão diretamente para o Live Voicemail sem tocar, disse a Apple, acrescentando que as chamadas identificadas como spam pelas operadoras não aparecerão como Live Voicemail e serão instantaneamente recusadas.

O iOS 17 adicionará mais detalhes as etiquetas de privacidade

Os rótulos de privacidade da Apple – a lista de dados baseada na App Store que os aplicativos coletam – são uma ótima ferramenta para ajudar os usuários do iPhone a decidir se desejam baixar um aplicativo. No iOS 17, esses rótulos de privacidade se tornarão ainda mais úteis, pois os desenvolvedores terão as ferramentas para serem mais detalhados e precisos.

“Novas ferramentas fornecem aos desenvolvedores mais informações sobre as práticas de dados de kits de desenvolvimento de software (SDKs) de terceiros que eles usam em seus aplicativos, permitindo que eles forneçam rótulos de privacidade ainda mais precisos”, disse a Apple em um comunicado à imprensa.

Melhores recursos de segurança no iOS 17

O Communication Safety da Apple – que avisa as crianças quando elas estão recebendo ou enviando fotos contendo nudez – agora também é capaz de detectar conteúdo de vídeo. Está disponível para os próprios aplicativos da Apple, mas pode se expandir para plataformas como o WhatsApp, porque uma nova API permite que os desenvolvedores integrem o Communication Safety em seus aplicativos.

Da mesma forma, o Aviso de conteúdo sensível permite que usuários adultos evitem ver fotos e vídeos de nudez em aplicativos da Apple e AirDrop e pode ser ativado nas configurações de privacidade e segurança do iPhone. 

“Assim como acontece com a segurança de comunicação, todo o processamento de imagem e vídeo para aviso de conteúdo sensível ocorre no dispositivo, o que significa que nem a Apple nem terceiros têm acesso ao conteúdo”, disse a Apple.

Esse recurso também é um sucesso entre os especialistas. “O airdrop tornou-se um problema para a Apple, onde criminosos podiam enviar imagens não solicitadas, mas o novo aviso de conteúdo sensível adicionará uma camada protetora da qual as pessoas podem tirar proveito”, diz Moore.

Outro recurso de segurança útil no iOS 17 é o Check-in, que permite avisar a família ou amigos quando você chegar em casa com segurança. Quando você chegar ao seu destino, o Check-In envia uma mensagem ao amigo escolhido. Se você não chegar ao local que disse que estava indo, o Check-in perguntará se você está bem e, se não responder, o recurso compartilhará informações, como localização precisa, nível de bateria, status do serviço de celular e a última vez ativa usando o iPhone – com os contatos selecionados.

Modo Lockdown fica mais robusto no iOS 17

O Lockdown Mode é um recurso “extremo” introduzido pela Apple no iOS 16 destinado a pessoas que podem ser alvo de spyware , como jornalistas e dissidentes. No iOS 17, o modo de bloqueio adiciona padrões de conectividade sem fio mais seguros, manuseio de mídia, padrões de compartilhamento de mídia, sandboxing e otimizações de segurança de rede. O modo de bloqueio também será suportado no watchOS.

O recurso é muito legal, mas torna seu dispositivo praticamente inutilizável, portanto, use-o apenas se necessário.

Quais iPhones podem executar o iOS 17?

Assim como seu antecessor iOS 16, o iOS 17 não estará disponível para dispositivos mais antigos da Apple. Infelizmente, o iOS 17 está disponível apenas para usuários do iPhone XS e mais recentes, portanto, as pessoas que possuem um iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X não poderão mais acessar as atualizações mais recentes da Apple.

No entanto, se você possui um iPhone 8 e não deseja atualizar seu dispositivo, sua segurança não será comprometida porque a Apple continuará atualizando o iOS 16 com correções de segurança. Ele faz isso para todos os usuários do iPhone no início, já que muitas pessoas preferem esperar que qualquer bug do iPhone seja resolvido.

No outro extremo da escala, muitos proprietários de iPhone estarão ansiosos para experimentar todos os novos recursos de segurança e privacidade do iOS 17.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.

Membership

An active membership is required for this action, please click on the button below to view the available plans.

pt_BRPortuguese