Finalmente, o Bard está disponível no Brasil! O Google lançou aqui, nesta quinta-feira (13), a sua própria inteligência artificial generativa, rival do ChatGPT, trazendo consigo novos recursos e suporte para o português brasileiro.

Embora tenha sido lançada em fevereiro deste ano, a ferramenta estava disponível apenas em inglês, com uma lista de espera restrita aos residentes dos Estados Unidos e do Reino Unido. Em maio, como resposta ao chatbot da OpenAI, o Google removeu a lista de espera e expandiu o acesso para mais de 180 países e territórios, porém o Brasil e os países da União Europeia ficaram de fora. Agora, eles também podem desfrutar do Bard.

Bard: ainda em fase experimental

Durante a coletiva de imprensa que marcou a apresentação dessa nova ferramenta, Bruno Pôssas, vice-presidente global de engenharia para Busca do Google, ressaltou repetidamente que o Bard ainda está em fase experimental. Nesse contexto, ele mencionou que a IA pode apresentar respostas ofensivas e até mesmo ter alucinações, mas também afirmou que a empresa espera resolver esses problemas em breve.

Além disso, Pôssas assegurou que “nos últimos meses, fizemos avanços significativos em melhorias”, incluindo “novos recursos para estimular a criatividade, despertar a curiosidade e aumentar a produtividade das pessoas”.

Apesar de ser um experimento, o Google promete que o Bard é capaz de criar conteúdo de forma responsável, indicando as fontes das informações geradas por ele. Em teoria, basta solicitar as referências para obtê-las.

Revisores brasileiros

O Bard chega ao Brasil já adaptado para a língua portuguesa, mas será que passou por revisores brasileiros antes de chegar às mãos do público? Segundo um porta-voz da empresa, a resposta é sim. “Revisores brasileiros trabalharam no Bard nos últimos três meses, e o sistema foi exaustivamente testado pela comunidade interna de colaboradores do Google”, afirmou.

Isso deve garantir, pelo menos teoricamente, uma melhor adaptação da ferramenta aos usuários brasileiros, mas somente o tempo dirá se isso será realmente efetivo ou não.

Como aproveitar o Bard em português

Para utilizar o Bard no Brasil, com suporte para o português, siga as instruções abaixo:

1. Acesse bard.google.com;

2. Faça login com a sua conta Google;

3. Digite comandos na tela de prompt (em português, se preferir) para que a inteligência artificial execute as ações desejadas.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.

Membership

An active membership is required for this action, please click on the button below to view the available plans.

pt_BRPortuguese