A IA (Inteligência Artificial) é cada vez mais utilizada para criar produtos e serviços, aumentar a produtividade, melhorar a tomada de decisões e reduzir custos, automatizando tarefas administrativas e aprimorando a segurança cibernética.

Mas apesar disso, a IA ainda não é bem compreendida, e trazer essa tecnologia para o mundo do trabalho é um desafio, especialmente para garantir que os funcionários entendam como usá-la e confiem nos seus métodos. Hoje, mais da metade dos trabalhadores não confiam na IA no trabalho, segundo um estudo global da consultoria KPMG em parceria com a Universidade de Queensland, na Austrália. Mas o Brasil é um dos países mais confortáveis com o tema.

A pesquisa ouviu mais de 17 mil pessoas em 17 países líderes em uso da IA em cada região global, como Brasil, China, Alemanha, Reino Unido, África do Sul, Coreia do Sul e EUA, e procurou entender como as pessoas se sentem sobre o uso da IA no universo profissional.

Confiança na Inteligência Artificial

Três em cada cinco pessoas (61%) não têm certeza ou tendem a não confiar na Inteligência Artificial. As gerações mais jovens e pessoas com formação universitária são mais receptivas. E a confiança e a aceitação também dependem do tipo de aplicação dessa tecnologia. Por exemplo, o uso da IA na área da saúde é mais confiável do que para recursos humanos. As pessoas tendem a acreditar na capacidade e utilidade dos sistemas de IA, mas são mais céticas em relação à sua segurança, proteção e justiça.

Também existem diferenças importantes entre os países pesquisados. Trabalhadores de países ocidentais estão entre os que menos confiam no uso da IA no trabalho, enquanto Brasil, China, Índia e África do Sul, por exemplo, são mais confiantes e estão confortáveis com essa tecnologia.

Uso no dia a dia profissional

Um terço das pessoas diz que nunca usa a Inteligência Artificial no local de trabalho e outros 13% não têm certeza. Segundo a pesquisa, isso sugere que muitos não entendem como essa tecnologia é usada atualmente.

A maioria (55%) se sente confortável com o uso da IA no trabalho para automatizar tarefas na tomada de decisões gerenciais – inclusive, as pessoas preferem que a tecnologia esteja envolvida a uma tomada de decisão unicamente humana, mas ainda querem que os humanos mantenham o controle.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.

Membership

An active membership is required for this action, please click on the button below to view the available plans.

pt_BRPortuguese