A Ferrari revelou o Vision Gran Turismo, seu primeiro carro-conceito criado especificamente para o mundo das corridas virtuais. O bólido encerra as comemorações dos 75 anos do primeiro carro de corrida da marca, o 125 S, que cruzou os portões da icônica fábrica em 1947.

Além de comemorar esta data, o modelo simboliza, por um lado, um passo importante para a Ferrari no universo virtual, que de acordo com a marca inspirará futuras gerações de motoristas e fãs apaixonados; e, por outro lado, uma redefinição da linguagem de estilo da empresa. Representa também um manifesto de design futurista para os carros de rua e de corrida da Ferrari.

O projeto da Ferrari Vision Gran Turismo foi realizado pela Ferrari Centro Stile sob a direção de Flavio Manzoni, e se inspira diretamente nos lendários protótipos esportivos da Ferrari dos anos 60 e 70, que obtiveram grande sucesso em provas de enduro como as 24 Horas de Le Mans (vencidas pela marca nove vezes), e as 24 Horas de Daytona. Com proporções e linhas futuristas, o carro incorpora o DNA de modelos como o 330 P3 e o 512 S.

Virtualmente, o modelo apresenta a mesma arquitetura V6 turboalimentada de 3 litros adotada nos 296 GTB, 296 GTS e 296 GT3, que também alimenta o novo 499P. Entretanto, nesta configuração não foi necessário atender às restrições das normas técnicas, por isso foi aperfeiçoado para desencadear um desempenho verdadeiramente extremo.

Nesta configuração particular, o motor está sintonizado para fornecer 1.030 cv a 9.000 rpm, com um adicional de 326 cv vindo de três motores elétricos, um no eixo traseiro e um em cada uma das rodas dianteiras. A Ferrari tem colaborado com o Gran Turismo para garantir que o som do motor seja reproduzido fielmente para dar aos pilotos virtuais uma experiência de corrida ainda mais realista.

Segundo a fabricante, o superesportivo acelera até os 200 km/h em apenas 5 segundos, com velocidade máxima de 350 km/h.

A carroceria da Ferrari Vision Gran Turismo aparece como se estivesse suspensa sobre a parte inferior plana, de fibra de carbono, que incorpora todos os componentes técnicos do carro. O chassi é projetado para acentuar o dinamismo lateral do carro ao dirigir no limite. De acordo com a empresa, a montagem da suspensão elasto-kinemática foi desenvolvida em torno das características de desempenho dos pneus utilizados, juntamente com o equilíbrio aerodinâmico do carro, com o objetivo de garantir um desempenho superlativo tanto em circuitos de rua exigentes quanto em circuitos tradicionais de corrida de resistência.

Revelado durante as finais mundiais do Gran Turismo em Monte-Carlo, a Ferrari Vision Gran Turismo estará acessível a todos os usuários do GT7 a partir de 23 de dezembro de 2022.

Gran Turismo é um videogame de simulação de corrida lançado pela primeira vez em 1997 e desenvolvido pela Polyphony Digital Inc, uma subsidiária da Sony Interactive Entertainment Inc. O nome do jogo – Gran Turismo (em inglês, Grand Tourer) – descreve um cupê esportivo de alto desempenho.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.

Membership

An active membership is required for this action, please click on the button below to view the available plans.

pt_BRPortuguese