Quando é o próximo eclipse? Durante as primeiras horas de terça-feira, 8 de novembro de 2022 – Dia das Eleições nos EUA – um eclipse lunar total (também conhecido como “Lua de Sangue”) será visível da América do Norte e do Sul, Pacífico, Ásia e Austrália.

Durante o evento, uma Lua cheia – a “Lua do Castor” de novembro – entrará no centro da sombra da Terra por 85 minutos, transformando-se em uma estranha cor cobre-avermelhada escura ao fazê-lo.

Será o terceiro eclipse lunar total em 18 meses, o segundo em 2022 e o último até 2025.

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o “Beaver Blood Moon Eclipse” – também conhecido como eclipse lunar total – incluindo exatamente quando, onde e como vê-lo da América do Norte.

O que é um eclipse lunar total ‘Lua de Sangue?’

Quando uma Lua cheia passa pela sombra da Terra no espaço, ocorre um eclipse lunar total. A cada mês, a Lua Nova passa aproximadamente entre a Terra e o Sol e, em seguida, orbita para o outro lado da Terra em direção ao Sol para se tornar uma Lua Cheia.

No entanto, somente quando esses alinhamentos são precisos, eles podem causar um eclipse solar ou lunar. Isso ocorre porque a órbita da Lua é intitulada em relação à eclíptica – o caminho aparente do Sol através do nosso céu diurno – então apenas muito ocasionalmente uma Lua Nova eclipsa o Sol (um eclipse solar total) e/ou uma Lua Cheia viaja através da sombra da Terra (um eclipse lunar total).

Na semana passada, ocorreu um eclipse solar parcial sobre a Europa e a Ásia, deixando a próxima lua cheia no lugar perfeito para cruzar a eclíptica e causar um eclipse lunar total.

Onde está o eclipse lunar total ‘Lua de Sangue?’

Um eclipse lunar sempre ocorre no lado noturno da Terra no mesmo horário global. Será visível da América do Norte e do Sul, Pacífico, Ásia e Austrália – e isso inclui toda a América do Norte e todos os 48 estados contíguos dos EUA.

No entanto, como existem fusos horários, os horários locais são diferentes. Isto é o que está acontecendo, onde e exatamente quando:

Quando é o eclipse lunar total ‘Lua de Sangue’

Aqui é quando se está fora de onde você está – embora cerca de uma hora antes e depois seja possível ver a visão muito estranha da Lua em um eclipse parcial. No entanto, se você quiser apenas sair brevemente, então é quando fazer isso (escolha “totalidade máxima” se você quiser apenas um pico!):

  • 5h17-6h42 EST na terça-feira, 8 de novembro de 2022 (totalidade máxima às 5h59 EST)
  • 4h17-5h42 CST na terça-feira, 8 de novembro de 2022 (totalidade máxima às 4h59 CST)
  • 3h17-4h42 MST na terça-feira, 8 de novembro de 2022 (totalidade máxima às 3h59 MST)
  • 2h17-3h42 PST na terça-feira, 8 de novembro de 2022 (totalidade máxima às 2h59 PST)
  • 00h17-1h42 HST na terça-feira, 8 de novembro de 2022 (totalidade máxima às 00h59 HST)

As fases de um eclipse lunar total

Embora a fase de totalidade “Lua de Sangue” de 85 minutos seja o destaque, o processo de um eclipse lunar total acontece em cinco fases separadas, com a penumbral e a parcial durando cerca de uma hora cada:

Eclipse lunar penumbral #1

A penumbra da Terra é sua sombra externa difusa. Um eclipse lunar penumbral ocorre quando a lua entra na penumbra e perde seu brilho. Esta é uma visão interessante para ver… mais ou menos.

Eclipse lunar parcial #1

A sombra interna e mais escura da Terra é chamada de umbra. Um eclipse lunar parcial ocorre quando a lua entra lentamente na umbra. O que se vê aqui é a linha da sombra da Terra se movendo pela superfície lunar, deixando em seu rastro uma cor avermelhada.

Totalidade

Uma vez que toda a Lua está completamente dentro da umbra da Terra, a única luz que chega até ela está sendo filtrada pela atmosfera da Terra, que espalha a luz azul e mais facilmente deixa passar a luz de longo comprimento de onda – vermelha e laranja.

Eclipse lunar parcial #2

Depois que a totalidade cessa, o eclipse parece inverter-se quando a Lua começa a sair da umbra, causando outro eclipse lunar parcial.

Eclipse lunar penumbral #2

Uma vez que a Lua está totalmente fora da umbra, ela se move através da penumbra, então parece cinza mais uma vez, embora não tenha o brilho de uma Lua cheia regular.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.

Membership

An active membership is required for this action, please click on the button below to view the available plans.

pt_BRPortuguese