Depois de 14 anos atuando como braço direito de Mark Zuckerberg no Facebook, agora Meta, Sheryl Sandberg está deixando o cargo de diretora de operações no momento em que a companhia está concentrando seus esforços e investimentos na transição para o metaverso.

Em uma postagem feita em seu perfil no Facebook na noite da quarta-feira, 1° de junho, Sandberg informou que deixará o cargo “no outono” do hemisfério Norte, que começa no fim de setembro, mas que estará no conselho de administração da Meta.

Quem assumirá seu posto será Javier Olivan, outro executivo com vários anos de casa e que hoje atua como diretor de crescimento da Meta.

Durante seu período na companhia, Sandberg ajudou a transformar o Facebook de uma rede social gratuita, criada em um dormitório em Harvard, em uma das gigantes globais de tecnologia, com capital aberto desde 2012, receita de US$ 118 bilhões em 2021 e valor de mercado de US$ 535,7 bilhões.

A saída ocorre no momento em que o metaverso é a prioridade da companhia para os próximos anos. Em outubro do ano passado, quando anunciou a nova diretriz, que resultou inclusive na mudança do nome da empresa, Zuckerberg afirmou que o metaverso “afetará todos os produtos que construímos”.

Apesar de ser considerada a principal executiva da empresa e pessoa de confiança de Zuckerberg, Sandberg estava afastada do projeto.

Fontes ouvidas pelo jornal The Wall Street Journal afirmam que ela esteve ausente de muitas reuniões a respeito dos planos da companhia nesse novo espaço.

Em postagem no Facebook na qual agradeceu Sandberg por seu trabalho, Zuckerberg afirmou que se tratava do “fim de uma era” e que o novo COO terá um papel diferente daquele exercido por Sandberg.

Segundo ele, Olivan será um executivo “mais tradicional”, focado na operação e em questões internas.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.

Membership

An active membership is required for this action, please click on the button below to view the available plans.

pt_BRPortuguese