A dupla Kevin Systrom e Mike Krieger, os co-fundadores do Instagram, está lançando um aplicativo com foco na leitura de notícias e que usa inteligência artificial para entender os interesses do usuário. Chamado de Artifact, o app que funciona como um feed de notícias personalizado, a partir de recomendações feitas pela IA.

Desde que deixaram a Meta (na época ainda Facebook), em 2018, os dois criaram uma startup “para explorar ideias para aplicativos sociais de última geração”. Esse é o primeiro lançamento da companhia.

Segundo TechCrunch, o Artifact pode ser entendido como “uma espécie de TikTok para texto”. O conceito lembra o de outras plataformas, como o antigo Google Reader, ou até uma espécie de Twitter, mas focado em notícias.

O novo aplicativo também compete, de certa forma, com a Meta, uma vez que o Facebook, o Instagram e o WhatsApp servem como portais onde bilhões de usuários se informam.
Para recomendar notícias, o aplicativo abre um feed de artigos populares escolhidos a partir de uma seleção feita por editores.

O conteúdo conta com material dos principais veículos de notícias, como o The New York Times, mas também com blogs de nicho e pequena alcance. Para ler um artigo, o usuário só precisa clicar.

A partir do uso de uma tecnologia de aprendizado de máquina (machine learing), o Artifact fornece postagens e histórias semelhantes aos assuntos já lidos pelo usuário. Ou seja, o algoritmo se ajusta da mesma forma que o feed do TikTok quando o usuário assiste a vídeos na página ‘Para Você’.

De acordo com o The Verge, Systrom e Krieger, acreditam que os recentes saltos feitos na tecnologia de aprendizado de máquina podem ajudar a dar uma vantagem ao Artifact, fazendo o app destacar-se entre os rivais.

O Artifact está abrindo sua lista de espera para o público nesta terça-feira (31). Ou seja, os interessados precisam entrar na lista e aguardar a liberação do app para uso, o que acontece aos poucos. O aplicativo está disponível para Android e iOS. Os interessados podem se inscrever aqui, no entanto, por enquanto, apenas números de telefone dos EUA são aceitos.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.

Membership

An active membership is required for this action, please click on the button below to view the available plans.

pt_BRPortuguese