A montadora italiana Ferrari revelou ter sido vítima de violação de dados após receber um pedido de resgate dos invasores. Conforme as informações, os cibercriminosos tiveram acesso a alguns dos sistemas de informações da marca.

“Lamentamos informar sobre um incidente cibernético, em que um agente não autorizado conseguiu acessar um número limitado de sistemas em nosso ambiente de TI”, menciona o comunicado da fabricante enviado aos clientes.

Segundo a Ferrari, os dados expostos no vazamento incluem nomes, endereços, e-mails e números de telefones de clientes. Até o momento, a montadora não obteve detalhes se dados bancários e outras informações confidenciais foram acessadas ou roubadas.

Ainda no comunicado, a marca de carros de luxo cita que foi contatada por um “agente de ameaças” com um pedido de resgate relacionado aos dados dos clientes. Então, iniciou uma investigação com apoio de uma empresa global de cibersegurança terceirizada.

Após a descoberta da violação, a Ferrari também informou o ataque às autoridades especializadas. Dessa maneira, há uma ampla equipe trabalhando para descobrir o impacto do vazamento das informações.

Operações da Ferrari não foram afetadas

A Ferrari anunciou que tomou todas as medidas para proteger os sistemas comprometidos de novos ataques. Para mais, a montadora italiana esclareceu que a invasão não afetou as operações em fábricas e escritórios.

Seguindo uma política, a empresa declarou que “não será mantida como refém” e, por isso, não pagará pelo resgate dos dados. Segundo os representantes, “pagar tais demandas financia atividades criminosas e permite que os cibercriminosos perpetuem os ataques”.

“Em vez disso, acreditamos que a melhor ação era informar nossos clientes e, assim, estamos notificando nossos consumidores sobre a possível exposição de dados e a natureza do incidente”, destaca o comunicado.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.

Membership

An active membership is required for this action, please click on the button below to view the available plans.

pt_BRPortuguese