O foguete Falcon Heavy da SpaceX foi lançado com sucesso pela sétima vez no início da madrugada de sábado, 29 de julho, enviando o maior satélite de comunicações do mundo ao espaço.

Como previsto, o foguete decolou 00:04 (horário de Brasília) levando o satélite Júpiter 3 do Pad 39A no Kennedy Space Center (KSC) da NASA na Flórida.

O lançamento determinou a quebra de recordes: o Júpiter 3 é considerado o maior satélite de comunicações comerciais já construído, segundo a sua operadora, a Hughes Network Systems.

Lançamento do Júpiter 3

* A SpaceX pousou os propulsores laterais cerca de 7,5 minutos após a decolagem na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, que fica ao lado do KSC.

* O propulsor central, no entanto, não tinha combustível suficiente para a viagem de volta e caiu no oceano após o lançamento.

* O Júpiter 3 foi lançado em direção à órbita geoestacionária que fica a cerca de 35.700 quilômetros acima da Terra.

* O satélite construído pela Maxar Technologies atenderá clientes nos Estados Unidos e na América Latina e pesa 10,1 toneladas, tornando-o mais pesado que qualquer carga já lançada em direção à órbita geoestacionária.

* Quando estiver operacional, ele terá uma envergadura semelhante à de um avião comercial.

O Falcon Heavy foi lançado pela primeira vez em fevereiro de 2018, enviando um Tesla Roadster vermelho de Elon Musk ao espaço. Ele voou novamente em abril de 2019 e junho de 2019, mas ficou 40 meses parado por atrasos no desenvolvimento dos satélites que deveria transportar.

O Júpiter 3 deveria subir na noite de quarta-feira (26), mas a SpaceX cancelou a tentativa faltando 65 segundos no relógio de contagem regressiva “devido a uma violação dos critérios de aborto” da missão. A empresa cancelou outra tentativa planejada para quinta (27), citando que deveria “completar as verificações dos veículos”.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.

Membership

An active membership is required for this action, please click on the button below to view the available plans.

pt_BRPortuguese