O Google lançou recentemente uma atualização do chatbot Bard que visa ajudar os desenvolvedores de software a codificar e depurar seus projetos. Em resposta às demandas dos usuários, uma nova ferramenta é capaz de gerar, depurar e explicar de mais 20 linguagens de programação, como C++, Go, Java, Javascript, Python e Typescript.

A inteligência artificial (IA) pode revisar e ajudar os usuários a depurar seu código-fonte linha por linha. O recurso também traduz o código de uma linguagem de programação para a outra, além de ensinar explicar trechos de código, tornando-se um recurso útil para programadores iniciantes.

O Google alerta, porém, que o recurso ainda está fase experimental. Isso significa que o Bard pode fornecer informações imprecisas e que todo o trabalho da IA deve ser revisado antes de ser aplicado na prática.

Como diferencial para o ChatGPT da OpenAI, o Bard também permite aos usuários exportar o código Python para o Google Colab e escrever funções para as Planilhas Google, tornando-se uma opção conveniente e prática para os desenvolvedores de software que utilizam essas ferramentas.

Transição para nova tecnologia

O CEO do Google, Sundar Pichai, confirmou no podcast “Hard Fork”, do The New York Times, que o Bard passará em breve de seu atual modelo baseado em modelo de linguagem para aplicativos de diálogo (LaMDA) para o modelo de linguagem de caminhos (PaLM) de maior escala nos próximos dias.

O Google treinou o LaMDA com 137 bilhões de parâmetros e o PaLM com cerca de 540 bilhões de parâmetros, mostrando a diferença entre os dois modelos. Embora o PaLM tenha mais capacidade, Pichai enfatizou a importância de garantir a segurança e qualidade do Bard antes de lançar um modelo mais capaz.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.

Membership

An active membership is required for this action, please click on the button below to view the available plans.

pt_BRPortuguese