Nesta sexta-feira (30), o governo holandês anunciou novas regulamentações que limitam as exportações de determinados equipamentos avançados de semicondutores, uma medida tomada em meio à pressão dos Estados Unidos sobre seus aliados para reduzir as vendas de componentes de alta tecnologia para a China.

A ministra do Comércio, Liesje Schreinemacher, afirmou que essa ação foi tomada no interesse da segurança nacional, ressaltando que esses equipamentos podem ter aplicações militares. Ela acrescentou que apenas um número muito limitado de empresas e produtos serão afetados, embora sem mencionar explicitamente a China.

A ASML, uma empresa holandesa que é uma importante fornecedora de equipamentos para fabricantes de chips de computador, declarou que não fará alterações em sua orientação financeira como resultado das novas regras.

As medidas exigirão que as empresas que produzem equipamentos avançados de fabricação de chips obtenham uma licença antes de poderem exportá-los, e entrarão em vigor em 1º de setembro.

A ASML, a maior empresa de tecnologia da Europa, reiterou uma declaração feita em março, indicando que a seção superior dos modelos de seu segundo sistema de litografia “DUV”, utilizado para imprimir circuitos de chips, precisará de licenças. A empresa denominou esses modelos da série 2000 como “subsequentes” e afirmou que não espera que as novas regras tenham um impacto significativo em suas previsões financeiras. As máquinas EUV mais avançadas da empresa nunca foram enviadas para a China.

A ASM International, fabricante de ferramentas de deposição de camada atômica, declarou que não espera grandes mudanças em suas previsões como resultado das regulamentações holandesas, que também abrangem essa tecnologia.

Schreinemacher afirmou esperar cerca de 20 solicitações de licença anualmente, representando uma parte limitada do portfólio total de produtos das empresas abrangidas por essa regra.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.

Membership

An active membership is required for this action, please click on the button below to view the available plans.

pt_BRPortuguese