O bilionário Elon Musk espera que sua startup de chips cerebrais Neuralink inicie seu primeiro teste em humanos este ano, disse o empresário nesta sexta-feira (16) na França.

Discursando no evento VivaTech, em Paris, o cofundador da Neuralink disse que a empresa planeja fazer o implante em um paciente tetraplégico ou paraplégico.

Embora Musk não tenha especificado quantos pacientes sua empresa irá implantar nem por quanto tempo, “parece que o primeiro caso ocorrerá ainda este ano”, disse ele.

No mês passado, a Neuralink disse que recebeu autorização da FDA (Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos) para seu primeiro ensaio clínico em humanos, um marco essencial para a startup, que enfrenta investigações nos EUA sobre sua condução de experimentos em animais.

A FDA reconheceu em um comunicado anterior à Reuters que a agência autorizou a Neuralink a utilizar seu implante cerebral e robô cirúrgico para testes, mas não deu mais detalhes.

Se a Neuralink conseguir comprovar que seu dispositivo é seguro em seres humanos, ainda levará anos, potencialmente mais de uma década, para a startup obter a autorização para uso comercial, disseram especialistas à Reuters. 

A empresa também está competindo com outras empresas de neurotecnologia que já implantaram seus dispositivos em pessoas.

Mas Musk não tem conseguido cumprir os prazos de suas declarações públicas sobre a Neuralink. Em pelo menos quatro ocasiões desde 2019, ele previu que a Neuralink começaria em breve os testes em seres humanos.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.

Membership

An active membership is required for this action, please click on the button below to view the available plans.

pt_BRPortuguese