No último domingo (25), quatro voluntários ingressaram em um habitat simulando Marte, localizado no Centro Espacial Johnson, onde permanecerão por mais de um ano. A missão CHAPEA (Exploração Analógica de Saúde e Desempenho da Tripulação, em tradução livre), conduzida pela NASA, tem como objetivo auxiliar a agência espacial no entendimento dos desafios que os astronautas enfrentarão em futuras missões no planeta vermelho.

As inscrições para a missão foram abertas em 2021 e, de acordo com a NASA, os participantes foram selecionados seguindo os critérios utilizados na escolha de candidatos a astronautas. A agência planeja abrir inscrições para a segunda missão CHAPEA ainda este ano.

A tripulação é composta por Kelly Haston, pesquisadora e cientista atuando como comandante da missão, o engenheiro estrutural Ross Brockwell como engenheiro de voo, Nathan Jones como oficial médico e Anca Selariu, microbiologista, como oficial de ciências.

Durante a missão, eles permanecerão no Mars Dune Alpha, um ambiente com 160 metros quadrados e instalações produzidas por impressão 3D. O local inclui banheiros, uma fazenda vertical, área para cuidados médicos, espaços de relaxamento e estações de trabalho. A tripulação realizará uma variedade de atividades, como cultivo de plantas, simulação de caminhadas espaciais em gravidade marciana e experimentos científicos. Eles também poderão sair para um ambiente “externo” repleto de areia vermelha, simulando as condições marcianas.

O principal objetivo da missão CHAPEA é avaliar como as limitações de recursos impactam a saúde humana e o desempenho durante o isolamento. Para isso, os pesquisadores envolvidos na simulação recriarão as dificuldades que seriam enfrentadas em uma missão real em Marte, como atrasos na comunicação e falhas em equipamentos.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.

Membership

An active membership is required for this action, please click on the button below to view the available plans.

pt_BRPortuguese