A Mastercard informou que começou a testar um sistema de pagamento que usa biometria e reconhecimento facial dos clientes, por intermédio de aplicativos instalados nos telefones celulares. 

Por enquanto, o teste está sendo realizado de modo piloto na rede de supermercados St. Marche, em São Paulo. 

A tecnologia consiste em um programa que escaneia o rosto do consumidor, o identificando como cliente de um determinado banco e autorizando o pagamento daquela compra.

A tecnologia é parecida com a que o FaceID do iPhone usa para aprovar pagamentos ou desbloquear um dispositivo.

Ajay Bhalla, presidente da Mastercard Cyber & Intelligence, disse que a ideia veio a partir do entendimento derradeiro de que o mundo será digitalizado. “Quando a pandemia aconteceu, vimos que todo mundo se digitalizou e os consumidores adotaram novas tecnologias, e os consumidores de todo o mundo nos pediram isso para fazer compras, para suas experiências de varejo.”

A Mastercard planeja lançar a novidade a nível mundial em breve. Além de compras, a ideia é que essa mesma tecnologia seja usada para comprovar idade na compra de determinados itens como cigarros e bebidas alcoólicas, por exemplo. 

O vice-presidente sênior de inovação de produtos da Mastercard, Nili Klenoff, afirmou que a companhia está muito empolgada pelos resultados. “Estamos realmente ansiosos para levar esta solução para todos os lugares.”

O reconhecimento facial é uma tecnologia que está sendo muito explorada por varejistas, bancos e empresas de pagamentos para prevenção contra fraudes.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.

Membership

An active membership is required for this action, please click on the button below to view the available plans.

pt_BRPortuguese