Criada em 2019 por Jack Dorsey, fundador e ex-CEO do Twitter, a Bluesky virou assunto durante o sábado, 22, após a notícia de que, agora, além do iOS, a plataforma também está disponível para Android. Assim que renunciou ao cargo de CEO do Twitter, em novembro de 2021, um ano antes de Elon Musk comprar a rede, Dorsey passou a dedicar parte relevante de seu tempo a evoluir a plataforma.

Para muitos, ela é, naturalmente, uma concorrência direta ao Twitter, principalmente para os usuários brasileiros. Por enquanto, a rede segue em fase de testes e para acessá-la é necessário ter um código de convite para acesso. Existe uma segunda alternativa que é a lista de espera disponível na página da plataforma. Na última quarta-feira, 19, a Bluesky, que já estava disponível para usuários de iOS também tornou-se uma opção para quem utiliza Android.

A hashtag #bluesky ganhou força no sábado, 22, após alguns usuários brasileiros conseguirem acesso. No blog oficial, a empresa afirma que a Bluesky “combina filtragem automática de conteúdo e curadoria humana”. Muitas das funções são parecidas as do Twitter o que inclui publicações em texto, de até 256 caracteres, além de imagens. Por enquanto, vídeos e áudios não estão disponíveis na dinâmica da Bluesky.

Qual o diferencial da Bluesky?

Um dos diferenciais da Bluesky em relação a outras plataformas é a promessa, desde sua criação, de ser uma rede descentralizada. Na prática, isso significa que várias outras redes possam interagir com os usuários da Bluesky por meio de código aberto. Em 2022, a Bluesky lançou o Authenticated Data Experiment (ADX), um protocolo que permite aos usuários compartilhar mensagens em redes sem afetar a moderação da rede.

A Bluesky chegou a ser um projeto dentro do próprio Twitter. Em novembro de 2021, o chefe da divisão de blockchain da plataforma comprada por Elon Musk, renunciou. Após a compra do Twitter por Elon Musk, a Bluesky recebeu US$ 13 milhões e passou a operar de forma independente.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.

Membership

An active membership is required for this action, please click on the button below to view the available plans.

pt_BRPortuguese