Vênus é um dos planetas que possuem as condições climáticas mais adversas que já conhecemos: altas temperaturas, muita pressão e um ambiente ácido. Isso tudo prejudica as pesquisas que cientistas tentam realizar ali.

Mas um grupo de estudantes da Bauman Moscow State Technical University desenvolveu um protótipo de robô adequado para explorar as condições do planeta.

O robô não só poderá explorar Vênus, como também vai ser capaz de viajar pelo planeta por distâncias de até 500 metros com saltos.

“Após analisar vários projetos, decidimos que o melhor a fazer era fazer um veículo inercial, ou seja, um veículo planetário que se move devido ao movimento das massas internas. É uma esfera hermética. Dentro dela está um equipamento científico. A esfera é a melhor forma de existir em um ambiente de alta pressão. Ela pode ser impulsionada por uma massa interna em movimento”, disse Georgy Scheglov, primeiro vice-chefe do Departamento de Sistemas Aeroespaciais da Bauman Moscow State Technical University.

Os cientistas utilizaram um atuador pneumático com gás comprimido para impulsionar o robô. Algumas estações de pesquisa semelhantes já foram enviadas para Vênus anteriormente, mas elas sempre ficavam estacionadas na superfície do planeta, e esse robô, agora, será capaz de se mover na direção correta para explorá-lo.

Recentemente, a NASA e a Agência Espacial Europeia (ESA) anunciaram planos de novas missões para explorar Vênus, mas ainda não se sabe se o robô construído fará parte dessas missões.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.

Membership

An active membership is required for this action, please click on the button below to view the available plans.

pt_BRPortuguese