Atenção: os robôs estão vindo atrás de vocês, ervas daninhas do Kansas. E mais: são robôs maiores e mais precisos, diz Clint Brauer, CEO da GreenField Inc., uma empresa agrícola de terceira geração com sede no Kansas (apelidado de The Sunflower State, O Estado Girassol, por causa de suas imensas plantações deste grão).

“Já criamos três protótipos de linha única do GrassBot que foram testados no Kansas”, diz Brauer. “Uma máquina maior está sendo planejada, com início dos testes previsto para 2023 e que pode ser usada por qualquer agricultor dos EUA que estiver interessado, uma vez lançada.”

A tecnologia da GreenField é estilizada como FLEET-TO-FARM BOTony, “que usa uma abordagem mecânica para reduzir significativamente a necessidade de herbicidas de folha larga em aplicações agrícolas de larga escala”, diz a empresa.

Robôs como serviço

Fleet-to-farm é o termo que a GreenField usa para descrever como leva os bots ao mercado. A GreenField oferece aos produtores rurais Robots-as-a-Service (RaaS) e cobra por serviço prestado, “chegando às propriedades rurais como um pelotão de robôs para invadir os campos e eliminar ervas daninhas, em oposição aos métodos tradicionais que dependem de produtos químicos”, explica Brauer. “Os agricultores não possuem ou mantêm os robôs, como fariam com um trator, mas investem em suas terras como um ativo em valorização”.

A parte BOTony é um processo regenerativo que coordena um conjunto de robôs, incluindo GrassBots e outros modelos, que executam funções específicas, “ajudando a colocar as fazendas no caminho de ingredientes ricos em nutrientes, livres de carbono e sem produtos químicos”, diz a empresa.

Para aqueles que não estão familiarizados com a agricultura regenerativa,ela é descrita como um método agrícola que prioriza a saúde contínua da terra, da água e do ar. 

O CEO explica: “Esses métodos constroem a saúde do solo, permitem alimentos ricos em nutrientes, aumentam a biodiversidade, limitam a necessidade de insumos sintéticos e armazenam carbono para ajudar a mitigar os efeitos prejudiciais das mudanças climáticas.

“A agricultura regenerativa oferece uma das maiores oportunidades para melhorar a saúde dos seres humanos e do planeta, mas tem dificuldade de escala, e é aí que entra o GreenField.”

Uso em fazendas de “Larga Escala”

Os robôs da empresa estão chamando a atenção no Kansas, trabalhando em campos de cinco hectares (o que significa grande escala agrícola) para remover ervas daninhas do sorgo. O trabalho é realizado em parcerias que foram anunciadas no início deste ano com a empresa premium de alimentos para animais de estimação, a Canidae, e a empresa de misturas à base de plantas, a Snacktivist Foods. Mais parcerias com empresas de alimentos para humanos estão em desenvolvimento, diz Brauer.

“Em 2022, nosso segundo ano de faturamento em fazendas, o WeedBot foi adotado em 13 áreas de cultivo em nove fazendas, cortando ervas daninhas entre fileiras de sorgo (milho), soja e algodão. Estamos prototipando vários outros recursos e também os testaremos na próxima safra”.

Segundo a empresa, o uso do GrassBots, ainda em desenvolvimento pela GreenField, pode ajudar a reduzir e eventualmente eliminar os produtos químicos agrícolas. “Os robôs permitem o melhor dos dois mundos, o retorno ao método mecânico de cuidar das plantações, mas sem o uso de produtos químicos nocivos, criando um ambiente de benefícios trazidos pela agricultura regenerativa”, diz Brauer.

Além da Canidae, a GreenField fez parceria com a MKC, uma cooperativa agrícola de serviços gerais para o campo, também no Kansas. “Na safra passada, eles trouxeram produtores cooperados e forneceram acesso a instalações para operações de robótica e logística de grãos”, Brauer. “No futuro, eles serão nossa principal fonte de novos clientes e um dos principais impulsionadores de como fornecemos nossos serviços e ingredientes com eficiência”.

* Jeff Kart é colaborador da Forbes EUA, consultor de comunicação ambiental há cerca de duas décadas e mestre em estudos ambientais pela University of Illinois, em Springfield.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.

Membership

An active membership is required for this action, please click on the button below to view the available plans.

pt_BRPortuguese