A Samsung Electronics informou que planeja mais que triplicar sua capacidade de produção de chips de tecnologia avançada até 2027 para atender à forte demanda, apesar dos atuais ventos contrários na economia global.

A segunda maior produtora de chips do mundo, depois da Taiwan Semiconductor Manufacturing (TSMC), mira a produção em massa de chips de tecnologia de 2 nanômetros até 2025 e de chips de 1,4 nanômetro até 2027, que podem ser usados em computação de alto desempenho e inteligência artificial.

“Houve algum progresso (em aumentar preços) neste ano, e os custos estão sendo refletidos”, disse Moonsoo Kang, vice-presidente do negócio de chips da Samsung Electronics.

A Samsung começou a produção em massa de chips com tecnologia de 3 nanômetros em junho. A empresa disse que está conversando com potenciais clientes para colaboração no segmento, incluindo Qualcomm, Tesla e AMD.

O co-presidente da Samsung, Kyung Kye-hyun, disse a jornalistas que o negócio de chips do grupo está atrasado em relação ao cronograma de desenvolvimento e desempenho da rival taiuanesa TSMC em chips de 5 e 4 nanômetros, mas que os clientes estão interessados na segunda versão dos chips de 3 nanômetros a serem fabricados a partir de 2024.

Kang ainda observou que a demanda por chips avançados de 5 nanômetros está aumentando rapidamente, apesar das atuais pressões inflacionárias, devido à expansão de longo prazo da computação de alto desempenho, inteligência artificial, conectividade 5G e 6G e uso automotivo.

A indústria pode ter dificuldade em atender à demanda, mesmo que todos os investimentos planejados sejam executados, disse ele. 

O número limitado de máquinas de fabricação de chips avançados que podem ser produzidos pela empresa holandesa ASML limita a quantidade de capacidade que pode ser adicionada, acrescentou Kang.

“Os clientes dos EUA estão especialmente interessados na produção nos EUA, pela estabilidade da cadeia de suprimentos”, disse Kang. “Nossa unidade em Taylor é muito grande… É um bom local para expansão”, acrescentou.

Atualmente, a Samsung está construindo uma fábrica de chips em Taylor, no Estado norte-americano do Texas, que deve iniciar operações em 2024.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.

Membership

An active membership is required for this action, please click on the button below to view the available plans.

pt_BRPortuguese