No último domingo (9), a SpaceX conquistou mais um recorde com o propulsor do foguete Falcon 9. A partir da plataforma da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, ocorreu o lançamento de um conjunto de satélites Starlink para o espaço. Nesse dia, o propulsor realizou sua 16ª decolagem e pouso.

Dessa vez, o foguete transportou 22 satélites em sua trajetória espacial. Cerca de 8,5 minutos após o lançamento, o propulsor retornou e aterrissou com precisão na embarcação denominada Just Read the Instructions. Enquanto isso, o estágio superior continuou sua jornada, inserindo os novos Starlink na órbita terrestre baixa.

Os satélites lançados fazem parte da série V2 Mini, uma versão aprimorada e mais potente desses dispositivos. Eles possuem dimensões maiores em comparação aos modelos anteriores e incorporam novas tecnologias que oferecem quase 4 vezes mais capacidade em relação às versões anteriores dos satélites.

Embora esse propulsor tenha atingido a impressionante marca de 16 lançamentos e pousos, existem outros impulsores com históricos igualmente notáveis. Por exemplo, o propulsor utilizado na missão Transporter-6, que levou mais de 100 satélites ao espaço, já havia voado em 15 ocasiões anteriores. Além disso, há propulsores que acumulam 14 missões bem-sucedidas.

Entre os 15 voos anteriores desse propulsor utilizado nesta missão, destaca-se a missão Demo-2, lançada em 2020, que conduziu os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley, da NASA, à Estação Espacial Internacional.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.

Membership

An active membership is required for this action, please click on the button below to view the available plans.

pt_BRPortuguese