Uma startup sul-coreana, Mediwhale, quer usar inteligência artificial (IA) para diagnosticar doenças renais por meio de uma varredura de retina não invasiva.

Kevin T. Choi, co-fundador e CEO da Mediwhale, diz que a retina é o único órgão onde os vasos sanguíneos são vistos diretamente sem medidas invasivas. “Muitas doenças estão relacionadas a danos nos vasos sanguíneos, portanto, examinando diretamente os vasos sanguíneos com validação de um grande conjunto de dados usando IA, podemos detectar os primeiros sinais de doenças relacionadas”.

Uma varredura de retina é realizada para examinar apenas doenças oculares, mas Choi diz que a Mediwhale está usando IA na varredura de retina para detectar doenças não oculares. “A vantagem da IA é a análise automatizada de imagens e o cálculo da pontuação de risco [..] e a capacidade de detectar mudanças sutis que os médicos não podem observar, mas a IA ainda pode calcular a pontuação de risco reproduzível a partir de fotografias da retina”, disse Choi.

“Esperamos detectar os riscos futuros de doenças relacionadas aos vasos sanguíneos a partir de doenças cardiovasculares e renais”, acrescenta Choi.

A solução Mediwhale usa uma câmera de fundo para capturar imagens do olho e, em seguida, o algoritmo de IA fornece a avaliação do risco da doença.

“Um clínico geral pode realizar a captura da imagem da retina e, se for detectado alto risco de doença, o paciente pode ser encaminhado a um especialista para exames adicionais”, disse Choi. “Nosso dispositivo pode analisar os vasos sanguíneos da retina e estratificar os riscos de doenças futuras para que os grupos de risco alto e intermediário possam prevenir doenças tomando medidas precoces, mesmo quando não apresentam nenhum sintoma no momento”.

Choi diz que espera que, no futuro, os pacientes possam verificar rapidamente seus riscos de doenças cardiovasculares e renais sem risco de radiação ou exames de sangue. “Isso é especialmente significativo para aqueles com doenças metabólicas, como diabetes ou pressão alta.”

A Mediwhale faz parte da coorte de 2022 da HeartX, uma aceleradora de saúde com foco cardiovascular no Arkansas. O dispositivo Mediwhale não foi aprovado pela Federal Drug Administration em novembro de 2022.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.

Membership

An active membership is required for this action, please click on the button below to view the available plans.

pt_BRPortuguese