Em 12 de maio de 2022, o Observatório Europeu do Sul realizou uma conferência de imprensa para divulgar a imagem “Sagitário A” (A*).

A imagem mostra a sombra do horizonte de eventos em torno de um buraco negro. A foto foi captada a partir de uma rede de 11 telescópios espalhados pelo mundo, produzindo uma espécie de telescópio do tamanha do planeta Terra.

A literatura nos ensina que um buraco negro é um lugar denso no espaço e seu campo gravitacional é tão forte que nem a luz pode sair. Sendo assim, o que delimita a superfície de um buraco negro é chamado de “horizonte de eventos”, e foi isso que a imagem captou.

A equipe responsável pela foto, é a mesma que conseguiu a primeira imagem do buraco negro supermassivo, em 2019, e essa nova descoberta completou a proposta das pesquisas iniciadas em 2015.

De acordo com o cientista Geoffrey Bower “Essas observações sem precedentes melhoraram muito nossa compreensão do que acontece no centro de nossa galáxia e oferecem novos insights sobre como esses buracos negros gigantes interagem com seus arredores”

Sagitário A*

Descoberto em 1974, Sagitário A é um buraco negro supermassivo no centro da Via Láctea, mede cerca de 35 milhões de quilômetros de diâmetro, e é uma grande fonte de ondas de rádio.

A imagem poderá ajudar os astrônomos a estudar as propriedades da acreção e fluxo em torno do centro da nossa galáxia, por intermédio do aprofundamento dos estudos da física fundamental dos buracos negros.

O projeto Event Horizon Telescope (EHT) cria imagens de buracos negros, usando uma rede global de observatórios de rádio em uníssono para criar efetivamente um telescópio do tamanho da Terra.

Parece mágica, mas é só a tecnologia nos ajudando a compreender melhor o Universo. 

Afinal, como já disse Arthur C. Clarke “Qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível da magia”

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.

Membership

An active membership is required for this action, please click on the button below to view the available plans.

pt_BRPortuguese