Os brasileiros recebem em média 2,47 bilhões de chamadas telefônicas realizadas por chatbots, programas de computador que oferecem produtos e serviços de forma invasiva. Os dados fazem parte de um estudo realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) entre 15 e 21 de janeiro de 2023.

Os números representam as chamadas curtas, ou seja, aquelas com duração inferior a três segundos. Como a pesquisa apurou um total de 4,83 bilhões de ligações, isso significa que 51% de todas as chamadas realizadas em território nacional na referida semana foram iniciadas por robôs ou spams.

Para tentar coibir o problema, a agência reguladora adotou, em junho de 2022, uma medida cautelar, posteriormente editada em Despacho Decisório de outubro, determinando que as 26 prestadoras de serviços de telecomunicações abrangidas pela medida identificassem e bloqueassem essas robocalls. 

Qual o resultado das medidas adotadas pela Anatel?

De acordo com a Anatel, quando a primeira cautelar da agência foi editada, uma avaliação feita na semana de 5 a 11 de junho de 2022 havia mostrado que o total de chamadas curtas semanais na rede das 26 operadoras monitoradas era de 4 bilhões. 

Em nota, a reguladora afirmou que “pode constatar redução significativa do número de chamadas curtas, aquelas com duração inferior a três segundos, entre junho de 2022 e fevereiro de 2023”.

Citando a semana de 26 de fevereiro a 4 de março de 2023, o número apurado foi de 2,43 bilhões de ligações, o que representa uma redução de cerca de 40% em relação ao verificado no ano passado. “O volume médio de chamadas semanais desde o início de novembro de 2022 é de 2,4 bilhões de chamadas curtas por semana”, conclui a Anatel.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.

Membership

An active membership is required for this action, please click on the button below to view the available plans.

pt_BRPortuguese