Quando falamos que as constantes tecnologias estão mudando o Marketing muitos profissionais pensam em relação aos eletrônicos e a parte digital. Ela, no entanto, está em toda parte, inclusive dentro do mercado de alimentos. As embalagens futuristas já estão chegando ao mercado e muito puxadas pela tendência de sustentabilidade. A Tomorrow Machine, um estúdio de design sueco com a especialização voltada para o conceito de embalagem, produtos e alimentos, criou uma embalagem que pode ser ingerida, decomposta ou dissolvida.

A GoneShells funciona como se fosse parte da própria natureza. Isto significa que ela vai se deteriorando com o passar do tempo, de acordo com o que tiver no interior. Feita à base de batata, a embalagem apresenta-se de forma transparente e oferece a possibilidade de aliviar o sistema de reciclagem de produtos e diminuir a quantidade de resíduos que acabam na natureza. 

O protótipo foi de uma garrafa de suco, um objeto que constantemente é criticado por levar plástico ao meio ambiente. A embalagem biodegradável em si não é um conceito novo. O que torna o GoneShells único é a velocidade e as múltiplas alternativas de degradação.

A GoneShells pode ser decomposta em casa, ingerida ou dissolvida no lava-louça. A novidade foi criada pela Tomorrow Machine junto à empresa de sucos Eckes Granini e à marca sueca de sumos Brämhults.

Tão natural quanto uma fruta

Anna Glansén, fundadora da Tomorrow Machine, explicou: “Com uma garrafa projetada para ser rasgada após o uso, como a casca de uma fruta, a ideia é que se possa acelerar o processo de decomposição. Quando você quebra a embalagem e colocá-lo em contato com a água, uma reação natural começa a quebrar a garrafa imediatamente – e foi assim que criamos uma garrafa que pode desaparecer sozinha.”

O material base do GoneShells é a batata, mas esteticamente, a Tomorrow Machine foi inspirada nas laranjas. Anna Glansén disse ao Creative Boom: “Nossa maior inspiração para a embalagem são as construções e a funcionalidade das frutas – e das laranjas em particular. Observamos como você descasca uma laranja e transformamos isso em parte do conceito.”

“A embalagem foi projetada intencionalmente para ser descascada como frutas cítricas”, disse Glansén. “E uma vez que você quebra a barreira, isso inicia o processo de decomposição do material.”

A Tomorrow Machine e seus parceiros veem o GoneShells como mais do que um exercício de marca e inovação – é um projeto de pesquisa com o objetivo de substituir materiais de origem fóssil e questionar a vida útil das embalagens atuais.

Ao desenvolver embalagens com uma vida útil que melhor corresponda ao conteúdo interno, a equipe por trás da GoneShells visa oferecer uma nova forma de embalagem sustentável que pula os sistemas de reciclagem no sentido tradicional.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.

Membership

An active membership is required for this action, please click on the button below to view the available plans.

pt_BRPortuguese