O Itaú é líder no mercado de cartões de crédito no Brasil, com mais de 38,2 milhões de unidades e quase 30% do volume processado. 

E agora quer capitanear uma mudança significativa na relação do brasileiro com esse instrumento. O banco vai lançar uma campanha de marketing para incentivar os clientes a aderirem aos cartões virtuais e outras formas de pagamentos digitais, aposentando o plástico. 

O cartão físico continuará disponível para quem quiser, mas o foco é estimular o consumidor a abraçar de vez essas novas formas de pagamento, consideradas mais fáceis, rápidas e seguras — e que ganharam impulso na pandemia.

Segundo o Itaú, o número de transações realizadas com cartões virtuais cresceu 296% até o momento em 2022, na comparação com o mesmo período de 2021, com uma alta no faturamento de 190%. 

Além disso, no primeiro trimestre do ano, o valor transacionado utilizando pagamento por aproximação cresceu 375%, considerando as carteiras digitais, como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay, além do pagamento com cartão físico com tecnologia NFC.

Desde 2015 o Itaú oferece a opção de cartão virtual para seus clientes — aquele número gerado cada vez que se faz uma compra on-line — e em 2021 lançou a modalidade de cartão virtual recorrente, voltado para pagamentos de serviços contínuos, como assinaturas, serviços de transporte e delivery. 

Agora que todos os modelos de celular já possuem a tecnologia NFC e que todas as “maquininhas” de cartão também já aceitam esse tipo de operação por aproximação, a ideia é que o cliente concentre pagamentos no smartphone.

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